Cursos Extracurriculares

Acreditamos que os cursos extracurriculares cumprem um papel muito importante na ensino aprendizagem uma vez que complementam o repertório do aluno e permitem uma relação  ainda mais prazerosa com o conhecimento. Cuidamos com muito carinho para que os cursos sejam atualizados e que cada vez mais oportunidades de vinculações com o saber sejam oferecidas aos nossos alunos. Atualmente oferecemos os cursos de Redação, Capoeira, Violão, Alquimia, Teatro e Futsal, bem como o Clube de Leitura Travessia.

 

Alquimia - da Magia à Ciência

Esse curso ministrado pela Profª Thais Silva é voltado para os alunos do Ensino Fundamental I e quer despertar a curiosidade e treinar o pensamento científico de nossas crianças. O curso contempla aspectos de observação, raciocínio, metodologia e rigor, utilizando atividades e recursos de laboratório, a fim de desenvolver uma percepção da importância da experimentação de maneira lúdica e divertida.

O curso desperta o fascínio das crianças por meio de experimentos impactantes que geram maravilhamento, sem abrir mão do rigor científico e da busca de esclarecimento com conceitos e linguagem adaptados à faixa etária dos alunos. Em alquimia também são discutidas as noções integradoras das Ciências, unindo conceitos da Física, da Química e da Biologia em um quadro observacional e racional comum.

O curso promove uma intimidade do estudante com o laboratório e sua práticas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades que contribuirão para momentos futuros do desenvolvimento acadêmico dos alunos. As explicações diretas para os fenômenos iniciais dão lugar, ao longo do curso, a questionamentos e discussões cada vez mais elaborados, mostrando a construção do saber por meio do pensamento e da discussão. Nas etapas finais há ainda reflexões sobre tecnologia, usando conhecimentos científicos na construção de máquinas simples, como motores movidos a elásticos, câmeras e outras aplicações, mostrando que a ciência está por trás da tecnologia e procurando despertar o interesse da ciência no cotidiano.

Capoeira

O curso de Capoeira, ministrado pela professora Erica Pires, tem como objetivos centrais ampliar o acervo cultural dos alunos ao inseri-los na cultura da capoeira e desenvolver valores de cidadania, cooperação e democracia. O curso, para além de desenvolver o repertório motor, a flexibilidade e a coordenação motora, estimula o ritmo, o equilíbrio e a criatividade.

A capoeira é um elemento riquíssimo de nossa cultura, pois resgata nossa história em seus primórdios, que remontam o período colonial, quando a cultura africana mesclou-se com a necessidade de sobrevivência de um povo oprimido. Foi usada como recurso de defesa na época da escravidão, superou a fase de marginalidade e proibição, e hoje é reconhecida como meio educacional, sendo praticada em clubes, academias e instituições de ensino.

 

No curso do GB as aulas são lúdicas, fortalecem a auto-estima e desenvolvem o respeito mútuo e às regras. Um diferencial desse curso é a abordagem histórica da capoeira, como suas origens e conceitos relacionados com sua história: escravos, fazendas, quilombos, capitão do mato. Há também o manejo de instrumentos típicos caxixi, agogô, pandeiro, atabaque e berimbau, bem como o trabalho com cantigas da capoeira e da cultura brasileira. No curso de capoeira os alunos também vivenciam o Maculelê, o samba de roda e a puxada de rede.​

Curso de Teatro-Educação

O curso de teatro do GB, ministrado pelo Profº Fábio Martins, quer resgatar a prática artística como uma maneira de estimular e desenvolver a capacidade de criação, imaginação e reflexão;  colaborar para o autoconhecimento e potencializar a transformação de realidades.

Todos sabemos que o teatro exerce grande fascínio sobre as pessoas. Em nossa escola, o desejo de fazer esse curso vem aumentando entre as crianças e adolescentes nos últimos anos.

O teatro permite vivenciar de maneira profunda a alteridade, pois trata-se de uma atividade que só pode funcionar se a sintonia do grupo se estabelece e se o respeito aos espaços individuais e à coletividade se instaura. O teatro possibilita um encontro integral, tão raro nas grandes metrópoles, em um resgate ao "tocar, cheirar, degustar, ouvir e ver" o outro.  

O curso de teatro também estabelece a ponte para a livre imaginação e para a sensibilidade, permitindo a todos a autoria de novas criações, a visitação a novos universos. Buscamos nos

nossos pares a nossa identidade e queremos viver outras vidas com liberdade total de imaginação. 

 

Assim, o projeto de teatro-educação tem como principal objetivo colaborar na educação da criança e do adolescente, contribuindo ativamente no processo de formação intelectual, física e emocional, por meio da experiência artística e sensível.

 
 

Curso Livre de Violão

O nosso curso de violão visa a iniciar a prática musical dos estudantes por meio da aproximação com o instrumento. Nesse contato, a musicalidade é desenvolvida de forma prazerosa, respeitando as especificidades de cada aluno. O curso também contempla aspectos técnicos da aprendizagem do instrumento e elementos de linguagem musical. O aprendizado do instrumento ainda promove a possibilidade de expressão sensível e o convívio social dos alunos do grupo.

Sabemos que contato com um instrumento musical pode ser uma experiência extremamente lúdica e transformadora. A intensificação deste contato com a recorrente relação do sujeito com o instrumento, na busca da exploração rítmica, no desenvolvimento melódico e harmônico pode transformar esta experiência em prazer e expressão. O processo de interação do indivíduo com este objeto sonoro é o principal objetivo deste curso. As habilidades cognitivas e afetivas desenvolvidas neste processo, bem como a formação crítica desencadeada por ele, fazem parte da busca que se inicia desde o primeiro encontro.

Clube de Leitura Travessia

O Clube de Leitura, proposto pelos alunos do Ensino Médio e coordenado pela Profª Lara Manesco, configura-se como um espaço de troca e de vivência do fenômeno literário. O nosso foco central é a possibilidade de nos entregarmos a uma leitura voluntária, apaixonada e profunda, permeada pelo lirismo e pela transformação. Outro aspecto importante do clube é a vivência coletiva do universo literário, aspecto central na história da literatura que perdeu-se com o advento do romance. Nesse sentido, o clube é também um espaço de resistência e de celebração da arte literária.

Em 2017, primeiro ano do clube, estamos lendo coletivamente a obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Embarcamos em uma viagem integral pelo sertão de Rosa, impossível de ser contemplada nos cursos regulares. Durante as leituras discutimos os efeitos sonoros e poéticos da prosa rosiana, a complexidade psicológica de seus personagens, os recursos expressivos da linguagem, as relações intertextuais,  os gêneros intercalares e o movimento pendular entre regional e universal que faz Grande Sertão: Veredas uma das obras mais geniais já escritas. Contudo, o principal, é a transformação que as palavras operam: não há como não sair outro de GSV...Esse encanto se revelará em meio a travessia.

 
 

Futsal

Esse curso ministrado pelo Profº Daniel Cavagnoli é composto não só de carga prática, mas também de carga teórica, sistematizando os fundamentos do futsal, suas regras, movimentos e conceitos técnicos e táticos. No preparo físico, o professor trabalha com o condicionamento dos alunos e com a Iniciação à prática esportiva voltada para a competição. 

Sabemos que a prática de esportes é muito saudável e importante para os jovens: tal prática contribui para uma melhor formação do corpo, além de exercer importantes efeitos psicossociais nos participantes. Porém, toda e qualquer atividade física deve ser acompanhada por um profissional especializado, que saiba orientar as crianças nas mais diferentes práticas esportivas. O curso de futsal tem como objetivo trabalhar junto aos alunos os movimentos corporais e desenvolver a estrutura corporal e seu funcionamento, considerando capacidades físicas e habilidades interpessoais, além de promover a integração social por meio da modalidade esportiva.

 

Redação para o Vestibular

O curso de redação para vestibulares é oferecido para o Ensino Médio pelo Profº Sinei Sales. O professor tem larga experiência em correção dos grandes vestibulares públicos do Estado de São Paulo: UNICAMP, USP e ENEM, e, portanto, estrutura seu curso de modo a adequar os textos do alunos aos parâmetros exigidos pelas grandes universidades. Aspectos como coesão, coerência, tópico frasal, estrutura argumentativa e adequação linguísticas orientam as oficinas compostas de momentos teóricos e práticos. Esse curso é uma excelente oportunidade para os alunos treinarem questões formais e ampliarem a sua bagagem cultural, de modo que produzam textos de excelência

Contatos

Telefone: (11) 3733-6677

e-mail: secretaria@giordanobruno.com.br