• BIBLIOTECA GB

O HOMEM QUE MULTIPLICAVA PÁSSAROS

ALAN ERA UM CIENTISTA QUE AMAVA AS AVES. ELE MUDOU DOS ESTADOS UNIDOS PARA O BRASIL QUANDO ERA PEQUENO, TINHA APENAS CINCO ANOS, E FOI MORAR NO PARANÁ. QUANDO0 JOVEM ESTUDOU ORNITOLOGIA, QUE É O ESTUDO DAS AVES E, COM O PASSAR DO TEMPO, PREOCUPADO COM A EXTINÇÃO DOS ANIMAIS POR CAUSA DAS QUEIMADAS NA AMAZÔNIA E NO PANTANAL, ELE CONSTRUIU UMA MÁQUINA MULTIPLICADORA DE PÁSSAROS.


A MÁQUINA FOI CONSTRUÍDA EM SEU LABORATÓRIO, QUE FICAVA NA GARAGEM DE SUA CASA. ALAN O CONSTRUIU PORQUE ESTAVA CANSADO DE TRABALHAR FORA E ASSIM PODERIA ESTAR SEMPRE EM CASA.

A IDEIA DE ALAN ERA PEGAR PÁSSAROS EXTINTOS, MULTIPLICÁ-LOS E DEVOLVÊ-LOS PARA A NATUREZA. O PRIMEIRO EXPERIMENTO DELE FOI COM O CREJOÁ, UM PÁSSARO AZUL-COBALTO QUE TEM ALGUMAS PARTES PÚRPURA-ESCURO E A MAIOR PARTE DAS PENAS DA CAUDA E DA ASAS NEGRAS.


O EXPERIMENTO FOI UM SUCESSO INTERNACIONAL E APARECEU EM TODAS AS TELEVISÕES E SITES DO MUNDO. ALAN FICOU MUITO FAMOSO E DEU VÁRIAS ENTREVISTAS.


QUANDO ELE DEU UMA ENTREVISTA AO VIVO NO JORNAL DA GLOBO, UM ANTIGO COLEGA DE TRABALHO CHAMADO ISAAC ASSISTIU E SENTIU RAIVA. ISSO PORQUE O CHEFE DELES HAVIA COLOCADO ALAN NO SEU LUGAR, COMO O MELHOR CIENTISTA.


QUERENDO SE VINGAR E FICAR FAMOSO, ISAAC PLANEJOU ROUBAR A MÁQUINA DE ALAN. DE MADRUGADA, ELE INVADIU A CASA PELO DUTO DE AR CONDICIONADO E, LÁ DENTRO, ABRIU O PORTÃO DA GARAGEM ONDE FICAVA O LABORATÓRIO. COLOCOU A MÁQUINA MULTIPLICADORA DE PÁSSAROS NO CARRO E PARTIU.


DE MANHÃ, QUANDO ALAN ENTROU EM SEU LABORATÓRIO, PERCEBEU QUE A MÁQUINA NÃO ESTAVA MAIS LÁ. ENTÃO, FOI ATÉ A POLÍCIA E CONTOU SOBRE O ROUBO E SOBRE A MÁQUINA. ALAN ESTAVA MUITO TRISTE.


DEPOIS DE ALGUMAS SEMANAS, LENDO O JORNAL DE MANHÃ, ALAN SOUBE QUE UM HOMEM FOI PRESO EM FLAGRANTE PORQUE ESTAVA FAZENDO TRÁFICO DE AVES. LOGO DEPOIS A POLÍCIA TELEFONOU PARA O ALAN PEDINDO QUE ELE FOSSE NA DELEGACIA RECONHECER SE A MÁQUINA QUE ESTAVA LÁ ERA DELE.


QUANDO CHEGOU LÁ, ENQUANTO ATRAVESSAVA UM CORREDOR, PASSOU PELAS CELAS E RECONHECEU ISAAC PRESO. AO CHEGAR NA SALA DO DELEGADO PERGUNTOU POR QUE ISAAC ESTAVA PRESO. O DELEGADO EXPLICOU QUE ELE ERA O TRAFICANTE DE AVES E QUE ESTAVA USANDO A MÁQUINA MULTIPLICADORA DE PÁSSAROS PARA GANHAR DINHEIRO. ENTÃO O DELEGADO INTERROGOU ALAN PARA SABER O QUE ELE FARIA COM A MÁQUINA, JÁ QUE TRAFICAR AVES ERA UM CRIME.


ALAN EXPLICOU QUE GOSTAVA MUITO DE PÁSSAROS, QUE TINHA ESTUDADO ORNITOLOGIA E QUE PRETENDIA MULTIPLICAR AS AVES E LIBERTÁ-LAS NA NATUREZA PARA AJUDAR AS FLORESTAS E O PANTANAL A SE RECUPERAREM DAS QUEIMADAS.


O DELEGADO PERMITIU QUE ALAN LEVASSE A MÁQUINA MULTIPLICADORA DE PÁSSAROS DESDE QUE NÃO PREJUDICASSE A NATUREZA E CUIDASSE PARA QUE ELA NUNCA MAIS FOSSE ROUBADA.


ALAN MULTIPLICOU CREJOÁS, ARARAS AZUIS E OUTRAS ESPÉCIES EM EXTINÇÃO E SOLTOU-AS NA NATUREZA, ALEGRE POR TER CONSEGUIDO AJUDAR O PLANETA COM SUA INVENÇÃO.


Texto por Lorenzo Conte, 6ºEFII.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo.png

Contatos

Telefone: (11) 3733-6677

e-mail: secretaria@giordanobruno.com.br

currículos: curriculo@giordanobruno.com.br