• BIBLIOTECA GB

SEXTO ANO PESQUISA: "POR QUE OS ALUNOS NÃO ABREM SUAS CÂMERAS?"

DURANTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL AS ESCOLAS TIVERAM QUE ADOTAR AS AULAS VIA VIDEOCONFERÊNCIA, PORÉM MUITOS PROFESSORES FICARAM FRUSTRADOS QUANDO SE DEPARARAM COM TELAS PRETAS ONDE DEVERIAM APARECER OS ROSTOS DOS ALUNOS.


AO SABER DISSO, A TURMA DO 6ºANO EFII COMEÇOU A SE PERGUNTAR: POR QUE OS ALUNOS NÃO ABREM SUAS CÂMERAS DURANTE AS AULAS?. A PROFESSORA CARMEM, QUE LECIONA MATEMÁTICA, PROPÔS ENTÃO QUE ELES FIZESSEM UMA PESQUISA PARA TENTAR RESPONDER A QUESTÃO.


ELES ELEBORAM UM QUESTIONÁRIO E O ENVIARAM O FORMULÁRIO PARA TODOS OS ALUNOS DO GB. RECEBERAM 88 RESPOSTAS, SENDO A MAIORIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO. COMO AS CLASSES DE FUND. I QUASE NÃO RESPODERAM, O 6ºANO CONSIDEROU QUE A PESQUISA NÃO REPRESENTA BEM O COMPORTAMENTO DESSA FAIXA ETÁRIA.


AS PROFESSORAS CARMEM E ANGÉLICA RELATARAM SUA EXPRIÊNCIA COM AULAS POR VIDEOCONFERÊNCIA E CONTARAM QUE OS ALUNOS MAIS NOVOS GERALMENTENÃO NÃO TEM PROBLEMAS EM ABRIR SUAS CÂMERAS, PORÉM A PARTIR DO 5ºANO MUITOS PREFEREM NÃO MOSTRAR O ROSTO, O QUE PODE EXPLICAR O BAIXO NÚMERO DE RESPOSTAS POR PARTE DESSES ESTUDANTES.


QUANDO PERGUNTADOS COM QUE FREQUÊNCIA ABRIAM SUAS CÂMERAS, 25% DAS PESSOAS RESPONDERAM QUE NUNCA ABREM, SEGUIDOS POR 20,5% QUE ABREM POUCAS VEZES DURANTE A SEMANA.

OUTRA PERGUNTA SE REFERIA A RAZÃO QUE LEVAVA OS ALUNOS A FECHAREM AS CÂMERAS. 45,5% DAS RESPOSTAS APONTOU PARA TIMIDEZ. O QUE CAUSOU CERTA ESTRANHEZA NOS PESQUISADORES, POIS OS PARTICIPANTES DAS SALAS VIRTUAIS SE CONHECEM PESSOALMENTE E CONVIVIAM DIARIAMENTE NAS AULAS PRESENCIAIS.

TAMBÉM FORAM EXPRESSIVAS AS RESPOSTAS QUESTÕES COM RELAÇÃO A APARÊNCIA, 32,4%, QUESTÕES RELACIONADAS A AUTO ESTIMA, 35,2%, E ESTÁ FAZENDO OUTRA COISA, 39,8%.

ALGUMAS DAS PESSOAS QUE RESPONDERAM DEIXARAM COMENTÁRIOS QUE REFORÇAM A QUESTÃO COM RELAÇÃO A AUTO ESTIMA, MAS DISSERAM QUE SE SENTIRIAM MAIS A VONTADE PARA ABRIR SUAS CÂMERAS CASO OUTROS ALUNOS ABRISSEM TAMBÉM. ALGUNS CONCORDAM QUE QUANDO TODOS ESTÃO SE VENDO AS AULAS FICAM MAIS INTERATIVAS.


REFLETINDO SOBRE AS RESPOSTAS QUE CONSEGUIRAM, O 6ºANO DISCUTIU SOBRE ALGUMAS ESTRATÉGIAS QUE TALVEZ AJUDEM, COMO COMBINAR UM RODÍZIO DE CÂMERAS ABERTAS PARA QUE NINGUÉM SE SINTA CONSTRANGIDO AO APARECER SOZINHO, ESTABELECER REGRAS QUANTO A PRINTS E MONTAGENS COM AS FOTOS DOS PARTICIPANTES DAS VIDEOCONFERÊNCIAS PARA QUE TODOS SE SINTAM A VONTADE, RODAS DE CONVERSAS SOBRE AUTO ESTIMA.


ESTAMOS VIVENDO UMA EXPERIÊNCIA INÉDITA. O DISTANCIAMENTO NOS DEIXOU LONGE DAS PESSOAS COM QUEM CONVIVEMOS E AS CÂMERAS ESTÃO CUMPRINDO UM PAPEL IMPORTANTE PARA DIMINUIR ESSA DISTÂNCIA. ENTÃO, É IMPORTANTE SABER AS RAZÕES PELAS QUAIS OS ALUNOS NÃO ESTÃO SE SENTINDO A VONTADE PARA USAR ESSE RECURSO E TENTAR ACHAR UMA SOLUÇÃO QUE BENEFICIE A TODOS.

14 visualizações0 comentário
logo.png

Contatos

Telefone: (11) 3733-6677

e-mail: secretaria@giordanobruno.com.br

currículos: curriculo@giordanobruno.com.br