Últimas Notícias

GB NA MILSET 2021

A Expo Nacional Milset é uma das maiores exposições científicas do Brasil que visa promover o intercâmbio entre alunos pesquisadores, professores orientadores e toda a sociedade de uma forma geral.
O Colégio Giordano Bruno teve sete projetos aprovados para exposição, que aconteceu online no Youtube de 24 a 28 de Maio. 

Conheça os alunos participantes e projetos premiados:

Júlia Vedovate e Manuela Galliza

com o projeto A dependência amorosa como reflexo do romance familiar

Nathália Akemi, Rosa Mansor e Isabela Martins

com o projeto Percurso de localização de pessoas desaparecidas no Estado de São Paulo

Jamille Nemi, Laura Vieira e Maysa Copi

com o projeto Relação entre vulnerabilidade social de pessoas LGBT e desigualdade social no município de São Paulo

Premiações: 3ºLUGAR EM CIÊNCIAS SOCIAIS + INDICAÇÃO EXPOCIÊNCIA NACIONAL DO CHILE VIRTUAL

Leonardo Hegedus e Isabela Bertolaci

com o projeto Uso de repelentes não tóxicos para o controle de pragas

Premiações: 2ºLUGAR EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS + INDICAÇÃO EXPOCIÊNCIA MÉXICO

José Freitas e Ravi Damaceno

com o projeto A infodemia e seu impacto no comportamento dos brasileiros diante da pandemia de COVID-19

Premiações: INDICAÇÃO MCTEA PARÁ

Ana Clara Martins, Luiza Mei Akamine e Mariah de Paula

com o projeto Como evitar o desperdício de alimentos? Um estudo de caso no Ceagesp Pinheiros

Premiações: INDICAÇÃO FEMIC MINAS GERAIS

Gabriela Rezk e Daniel Albolea

com o projeto LGBTfobia no Brasil: uma análise do discurso LGBTfóbico

Premiações: INDICAÇÃO FORO DE CIÊNCIAS E CIVILIZACION ARGENTINA

Estamos muitíssimo orgulhos da competência e coragem de nossos estudantes no desenvolvimento de seus projetos e exposições. Parabenizamos a todos pelo excelente trabalho.

 

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

A partir de 2021, o Colégio Giordano Bruno passa a oferecer os Itinerários Formativos. As disciplinas são semestrais e os alunos terão total liberdade para cursar aquelas com as quais mais se identificam.

BRASIL MULTICULTURAL​

Com a tutoria da professora Bianca Zucchi, a disciplina tem como objetivo explorar as estruturas que construiram e constroem a sociedade brasileira, ampliando a visão dos estudantes sobre nossa cultura e origem.

PENSE COMO UM CIENTISTA

Pense como uma cientista tem como meta destrinchar as etapas do pensamento cientifico por meio de pequenos experimentos sociais. Também fará parte da currículo a discussão de pseudociências e suas implicações para a sociedade. O professor Leonardo Lima é o responsável pela mediação das propostas.

ARTE ESSENCIAL

DEBATES CONTEMPORÂNEOS

Design sem nome (11).png
Design sem nome (14).png
Design sem nome (12).png
Design sem nome (13).png

Guiados pelo professor Carlos Amaral, a cada aula os alunos experimentarão diferentes estímulos artísticos e provocações. A ideia é que através dessas vivências cada um possa entrar em contato com seu próprio eu, descobrindo assim novas formas de expressão autoral e criativa.

Com mediação do professor André Cavalcanti, os participantes desse itinerário são convidados a refletir e debater sobre temas atuais. Apoiados por diferentes mídias e abordagens referentes aos assuntos estudados, o objetivo é explorar a construção do pensamento crítico.

 

PARCERIA COM A POLIEDRO

No dia 16 de Novembro os alunos do 3ºano do Ensino Médio iniciaram a revisão intensiva para os vestibulares ENEM e FUVEST. As aulas são oferecidas pelo Cursinho Poliedro, com quem o Colégio Giordano Bruno firmou parceria pensando no futuro de nossos vestibulandos. 

O curso terá duração de dois meses e será 100% on-line.

 

GIORDANO BRUNO NO PRATIC 2020

O PRATIC - Simpósio de Práticas Docentes Compartilhadas 2020, selecionou dois projetos desenvolvidos em nosso colégio.

As professoras Thelma Zinneck e Sara Fonseca, que lecionam para o 1º ano do Fundamental I, apresentaram o projeto Pensar, sentir, lembrar, imaginar: Experiências remotas em tempos de pandemia, onde contam sobre as estratégias utilizadas para acolher os pequenos e desenvolver as propostas pedagógicas da série remotamente.

Também participaram as professoras Carmem Barrio, matemática, e Thais de Paula, ciências, ambas do Fundamental II, junto com o professor Gabriel Nascimento, Física 9ºano e Médio. O projeto apresentado leva o nome de E a Terra nunca me pareceu tão distante ... - Projeto Interdisciplinar e foi desenvolvido com o 9ºano. Foi apresentado aos alunos um cenário onde os seres humanos seriam extintos e em meio ao caos os estudantes tiveram que pesquisar e organizar técnicas de sobrevivência fora do planeta Terra. A proposta foi dividida em três etapas e conquistou toda a classe.

Ficamos imensamente felizes com o reconhecimento das práticas e estratégias desenvolvidas por nossos professores e com a oportunidade de poder partilhar essas experiências com outras escolas do Brasil.

 

HISTÓRIAS DE AVÓS

Na noite da sexta-feira, 06 de Novembro, nos reunimos em uma videoconferência para ouvir histórias contadas pelas avós e avôs dos alunos do período da tarde, de 1ºano do Fundamental I ao 6ºano do Fundamental II. Foi uma experiência deliciosa e fomos contemplados com histórias dos tempos de infância, aventuras na Antártica, exploração de cavernas, corridas de cavalos, melancias enfeitiçadas e um maravilhoso show musical.
Adoramos ter a companhia dessas pessoas que são tão especiais e importantes para nossos alunos.

Quer ouvir as histórias também? Basta clicar no botão abaixo para ver a playlist completa.

 

FEIRA DE CIÊNCIAS 2020

Há vinte e cinco anos o Colégio Giordano Bruno mantém em seu programa pedagógico um projeto de introdução à pesquisa científica que se inicia no 6º Ano do Ensino Fundamental e se estende até o 3º ano do Ensino Médio. Em 2020 o isolamento social nos desafiou a buscar soluções para que esse projeto se realizasse e a resposta a esse impasse foi a organização da feira em ambiente virtual. 
Nos dias 28, 29 e 30 de Outubro os alunos terão seus trabalhos avaliados. No último dia, às 15h30, acontecerá o encerramento do evento e serão anunciados os projetos classificados para as feiras externas: Mostra Científica da Escola Açaí (MCTEA online 2020) e Milset Brasil 2021 (presencial). Também conheceremos os trabalhos destacados pela Abric (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência).
Para acessar a XXV Feria de Ciências e conferir os projetos clique no botão abaixo.

FC Plano de Fundo Aluno.jpg
 

DRIVE THRU DA SAUDADE

No dia 17 de Outubro de 2020 aconteceu o Drive Thru da Saudade. 

Respeitando as recomendações de segurança, os professores do período da tarde compareceram ao Colégio Giordano Bruno cheios de saudade para dar um tchauzinho aos alunos que vieram na segurança de seus carros para trocar carinhos.

Mesmo a distância, foi emocionante ver nossa escola cheia de vida novamente.

Foi uma tarde cheia de olhos sorridentes, lágrimas de alegria e saudade e muitas mensagens de amor e carinho.

 

ENCONTRO COM AUTORES

No mês de Outubro o Colégio Giordano Bruno teve o prazer de receber quatro autores incríveis.

Os alunos do 7º, 8º e 9º EFII tiveram a oportunidade de conhecer o Biólogo, professor da USP, podcaster, colunista do jornal O Estado de São Paulo e autor pela editora Cia das Letras, Fernando Reinach. O papo girou em torno do livro A longa marcha dos grilos canibais e sobre a escrita de artigos de divulgação científica.

Já os alunos do 1ºEFI conversaram com Patrício Dugnani, autor do livro Beleléu (editora Paulinas).

Também tivemos bate papos muito interessantes com Ricardo Azevedo, ganhador do prêmio Jabuti, escritor, ilustrador e pesquisador da cultura popular brasileira, e com José Roberto Torero, colunista do jornal Folha de São Paulo e escritor de diversos livros para crianças e adultos. 

O encontros foram mediados pela bibliotecária do GB, Cinthia Prado, e trouxeram muita inspiração aos nossos alunos.

 
PATRÍCIO_DUGNANI_(1).png

1ºANO E PATRÍCIO DUGNANI

ENCONTRO COM RICARDO AZEVEDO

EA%20FERNANDO_edited.jpg

ENCONTRO COM FERNANDO REINACH

SARAU DOS PAIS

No dia 09 de Outubro, para comemorar o Dia das Crianças, organizamos o Sarau dos Pais.

A ideia era que os pais preparassem apresentações para entreter e homenagear as crianças. Foi uma surpresas muito agradável presenciar o empenho e talento dos pais que fazem parte de nossa comunidade. Tivemos apresentações de diversos tipos: muita música, poesia, contação de história, cordel e até experiências químicas.

Agradecemos e parabenizamos todos os pais que dedicaram um pouco de seu tempo para trazer alegria e compartilhar nessa noite que foi tão especial. 

Confira as atrações do sarau no link abaixo.

EA%2520PATRICIO_edited_edited.jpg
EA%20RICARDO_edited.jpg
 

Jogos de Futsal - Feminino e Masculino

Dois jogos emocionantes, disputadíssimos e cheios de grandes lances marcaram o início da participação do Colégio Giordano Bruno na Copa Diggio 2018, no último dia 26/04, revelando que neste ano nossa participação promete! 

No melhor estilo Zagallo, o técnico Daniel Cavagnoli afirmou que "os dois times jogaram muito bem, tiveram muitas oportunidades de gols e dominaram os jogos, mas a bola não entrava". Apesar de essa ter sido a primeira experiência num campeonato interescolar para a maioria das jogadoras (o que ocasionou muito nervosismo e ansiedade), as giordanianas não fugiram à luta e demonstraram toda a sua garra e determinação. O professor e Técnico Daniel, acrescentou que o "legado dessa primeira rodada não é ganhar ou perder e sim a relação do grupo, os vínculos de amizade, cooperação e integração que se fortalecem, além da participação em um evento esportivo que só contribui com a formação de nossas alunas". 

Na cobrança de escanteio, nosso lateral manda a bola direto para o gol, mas o goleiro defende... No rebote, o chute potente chegou na linha do gol, mas o Allison do outro time defendeu mais uma vez com galhardia.... E esse foi o ritmo do segundo jogo da nossa ilustre seleção masculina de Futsal, que tem feito muitos amigos na oportunidade de participar de um campeonato interescolar.  Já jogamos com os garotos do Colégio Batista Brasileiro e com o time do Miguel de Cervantes. Na primeira partida nossos atletas aproveitaram o momento para se integrar e lidar com a expectativa de uma partida externa e no segundo jogo já pudemos ver mais integração, participação e grandes iniciativas! Ansiosos pelas próximas partidas! 

 

Participação dos alunos do GB na Febrace 2018

O Colégio Giordano Bruno participou entre os dias 13 e 16 de março da 16ª Edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace 2018.

Nossos alunos finalistas apresentaram no evento dois projetos de pesquisa desenvolvidos em 2017:

Trabalho: Formação e liberdade do sujeito através da educação na sociedade brasileira dos séculos XX e XXI

Alunos: Jaqueline Costa Dias; Gabriela Thomazotti e Júlio Kiyomoto

Orientadores: Daniel Cavagnolli e Laura Battaglia

Trabalho: Feminismo Radical para Iniciantes. Como o Facebook  influencia o discurso dos adolescentes sobre o feminismo radical

Alunas: Isabella de Oliveria Marçal Ferreira e Maria Clara Lacerda Nunes e ex-aluna: Beatriz Marques Niero

Orientador: Sinei Ferreira Sales

Os alunos do 9º EF2, 1º e 2º EM, em visita à Febrace, realizaram a avaliação de três trabalhos, a partir dos critérios estabelecidos para a Feira de Ciências do Colégio Giordano Bruno, buscando inspiração para suas próprias estratégias de pesquisa e o contato com a estrutura de avaliação que utilizamos na escola.

Essa é a 10ª edição da Febrace que o GB participa com projetos finalistas.

 

Parabéns a todos! Estamos muito orgulhosos!

 

Milset 2018

Participamos entre os dias 29 de maio e 02 de junho da Edição 2018 da Expo Milset Brasil, na cidade de Fortaleza, Ceará. A Feira contou com a participação de mais de 100 trabalhos de alunos do Ensino Fundamental e Médio, vindos de 13 Estados brasileiros, além de projetos argentinos, chilenos, colombianos e paraguaios. Foi uma oportunidade incrível de intercâmbio científico e cultural para os alunos Gabriela, Leonardo, Luís Fernando e Manuela, do 8º ano, que representaram a escola com suas pesquisas desenvolvidas no IPCL (Introdução à Pesquisa Científica e Laboratorial).

Os dois projetos apresentados foram convidados à representar a Milset Brasil em Feiras Nacionais que ocorrerão ainda em 2018, sendo:

  • O aumento da incidência do HIV. Você tem medo?

Alunos: Gabriela Rochel, Leonardo Tenório e Luis Fernando Ferreira

Orientadora: Thaís Barbora

Credenciado para participar como representante da Milset Brasil na Mostratec Junior (outubro de 2018), Novo Hamburgo, RS.

  • A influência do exercício físico na atenção e na memória

Aluna: Manuela Palhares

Orientador: Daniel Cavagnolli

Credenciado para participar como representante da Milset Brasil na Feira do Movimento Científico Norte Nordeste (novembro de 2018), Abaetetuba, Pará.

Orgulho!!!!

 
Jaque no chile II.jpg

A Aluna Jaqueline Dias, autora do projeto de pesquisa "Comportamento social do Macaco Prego Galego mantido em cativeiro" participou entre os dias 02 e 06 de julho de 2018 da 9ª Expo-ciencias Latino Americana ESI AMLAT. O trabalho, que também já representou a escola na Mostratec 2016 - tendo sido credenciado na ocasião para apresentação na Holanda em 2017 -, recebeu mais reconhecimento internacional e agora representará a escola na Expo-science ESI Abu Dhabi 2019. 

Parabéns Jaque!!!! Orgulho enorme de você!